A pergunta do prisioneiro


Pergunta:Olá seu Zel. Meu nome é Paulo, moro em Curitiba. Recentemente, eu prestei um teste numa avaliação que uma empresa me deu, para conquistar um emprego aqui na minha cidade e, neste teste, caiu uma pergunta de raciocínio lógico que eu não acertei. Em casa, tentei resolvê-la várias vezes e também mostrei este teste aos meus amigos onde nós ficamos tentando resolvê-lo, porém sem sucesso.

O senhor fala que responde qualquer pergunta, então resolvi lhe mandar esta:

O diretor de um presídio resolve dar uma chance a um condenado à morte e lhe propõe o seguinte: vá até o fim desse corredor e lá você encontrará duas portas, cada uma com um guarda. Uma delas conduz á câmara de gás e a outra á liberdade. Os guardas sabem onde vai dar cada uma das portas. Você tem o direito de fazer apenas uma pergunta a um deles. Mas um dos guardas sempre faz o contrário do que lhe pedem e o outro, sempre obedece cegamente. Que pedido deve fazer o prisioneiro para sair pela porta da liberdade?

Resposta:

Olá, Paulo.

É com grande satisfação que recebemos a sua pergunta no nosso site.

Antes de responder á esta questão, gostaria de lhe dizer uma coisa: esta realmente foi uma questão aonde o pessoal da empresa em que você foi fazer o teste pegou pesado 🙂

Quanto á vossa pergunta, é o seguinte: O prisioneiro deve pedir a qualquer um dos guardas que pergunte ao outro qual é a porta que dá acesso á câmara de gás. Diante da resposta que for dita, o prisioneiro deve escolher a tal porta falada. Se o prisioneiro pedir ao guarda que só fala a verdade, este perguntará ao mentiroso (o que sempre faz o contrário do que lhe pedem), que falará a porta que dá acesso á liberdade. Mas, se o prisioneiro pedir ao guarda mentiroso que pergunte qual a porta que dá acesso á câmara de gás, este na verdade, perguntará ao guarda honesto qual a porta que dá acesso á liberdade (lembre-se: ele sempre faz o contrário do que lhe pedem), o qual irá falar prontamente a tal porta, onde o prisioneiro deverá seguir sem medo.

Pergunta feita, responda dita.

Espero que mesmo que você não tenha conseguido resolver esta pergunta, tenha passado no teste e conquistado o tal emprego. Se não conseguiu, que pena, pelo menos se você estiver numa situação parecida com a desse prisioneiro, saberá o que fazer para sair vivo. 🙂

Só pra relembrar: Eu respondo qualquer pergunta de qualquer área que quiserem me mandar.

Quem quiser topar o desafio, este será muito bem vindo, com a publicação de sua pergunta e a nossa resposta no site.

Abraços,

Zel do Bar

Posted in perguntas | Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.